Pages

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

selo2_amigosdoplaneta



E esse mês tá rolando a Blogagem coletiva pela inclusão digital e fui convidada pela Sam a participar.

Logo que vi o convite, já sabia do que iria falar: O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo. Apesar dele já existir desde 2000, a primeira vez que vi alguma coisa concreta sobre o programa foi na Campus Party desse ano, mas simplesmente achei OK e não me interessei em saber mais. Tudo isso mudou quando comecei a seguir o perfil deles no twitter: @acessasp. A partir daí, percebi que o programa ia muito além de um lan house pro povão, que era a minha visão inicial.

Muito além da inclusão digital, o Acessa SP viabiliza a inclusão social do cidadão.

Para poder utilizar um dos computadores do Acessa SP, basta se cadastrar gratuitamente em qualquer um dos postos espalhados pelo estado. Monitores treinados estão lá para orientar os usuários com o uso do computador ou acesso à internet.

Segundo dados disponíveis no site, o frequentador típico do Programa Acessa SP é jovem, tendo em média 22 anos, com renda familiar de até 2 salários mínimos e do sexo masculino. Mais de 70% dos usuários já utilizaram serviços públicos eletrônicos e 58% utilizam o tempo no posto para aprender coisas novas.

Estudo, trabalho, solicitação de documentos e impressão de currículos são os principais motivos de procura dos postos. Entre os usuários mais jovens, comunicação é o foco principal, seja através de redes de relacionamento ou e-mails.

Além do acesso gratuito à internet, o Acessa SP oferece também algumas oficinas como montagem e manutenção de computadores, inglês e Libras - linguagem brasileira de sinais. Eu me interessei muito por essa oficina de Libras! Vou me inscrever assim que abrirem vagas em um horário compatível com o meu. =) Quando sair o próximo calendário, eu posto aqui, ok?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 It's a Wonderful Life. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.