Pages

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Em 2015, pulando de link em link no facebook, acabei trombando com o projeto Cidade Azul. Na época eu estava fazendo uma disciplina chamada Gestão de Recursos Hídricos e me interessei muito pelo projeto. Mas a correria do dia a dia me fez deixar isso de lado. 

Ano passado, o Lucas escolheu Pegada Hídrica como tema de um trabalho escolar. Com isso, mostrei pra ele o site do Cidade Azul e decidimos que assim que as férias chegassem, iríamos fazer um dos passeios.

Que passeio?

Em parceria com o Rios e Ruas, os voluntários do Cidade Azul mapearam os rios escondidos de São Paulo. Nossa cidade tem mais de 300 rios, muitos deles são praticamente invisíveis para nós. Eles foram enterrados, canalizados, cobertos por cimento e asfalto. 

Nesse link dá pra acessar um mapa que mostra esses rios e é possível baixar os áudios dos passeios.

São passeios audioguiados que te levam em expedições seguindo rios escondidos da cidade. Basta colocar o fone de ouvido e seguir as indicações. O trajeto é sinalizado por pinturas em azul nos postes e bueiros. É uma caça ao tesouro e cada sinal azul que a gente encontra no caminho é como um X no mapa. 

E hoje fizemos um desses passeios: o do Rio Verde, na região da Vila Madalena.

O ponto de partida é na saída da estação de metrô mesmo. Fácil pra chegar.

De fones a postos, aguardando as instruções


O caminho é todo sinalizado e os áudios explicam tudo direitinho.

O poste azul mostra que estamos no caminho certo


Pra mim, essa foto abaixo representa o momento mais maravilhoso do passeio. Tá vendo essa grama molhada? É uma nascente!

Um dos pequenos fios d'água que vão se juntar ao Rio Verde.


A natureza vencendo

Água que nasce da terra e já vai direto pra um bueiro. E é assim que vamos perdendo os rios dentro da cidade. 

Mas a natureza sempre vence. Acompanhando o caminho do Rio Verde dá pra ver como a nossa relação com a água está errada. Como invadimos os espaços naturais e tentamos sobrepor o nosso cinza. Pontos de enchente, alagamento. Nada disso acontece por acaso.

Fazer esse passeio te faz pensar um pouquinho sobre isso. Te faz ver a cidade de um jeito um pouquinho diferente. Um jeito mais azul...








0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 It's a Wonderful Life. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.