Pages

terça-feira, 20 de agosto de 2013



Pra mim o ativismo em relação à amamentação foi algo natural, que surgiu com a maternidade. Durante a gravidez e após o nascimento do Lucas, procurei me informar ao máximo sobre os cuidados com o bebê, parto e principalmente sobre amamentação.

Tem aquelas coisas básicas, que tem em todo lugar mas não custa repetir:

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa até os seis meses. Não é necessário complementar com fórmula ou dar água e chás.

Mesmo após a introdução de alimentos, a amamentação deve continuar no mínimo até os dois anos de idade.

O que ninguém te conta é como fugir das pitaqueiras. É, porque o que mais tem é gente querendo palpitar na vida da coitada da recém-parida. "seu leite é fraco, tem que dar nan", "o bebê tá fazendo seu peito de chupeta", "tenho um chazinho ótimo pra cólica". AFF!

Meu maior conselho: SE INFORME. É lendo e estudando que você vai ter argumentos contra esse monte de tia-véia e também vai aprender mais sobre os benefícios da amamentação.

Amamentar pra mim foi uma experiência maravilhosa. O Lucas nasceu prematuro mas ganhou peso rapidamente e tenho certeza que o fator principal foi o leite materno. No começo foi um pouco complicado, ele se cansava muito rápido, dormia no meio das mamadas, eu precisava ficar estimulando o tempo todo. Nos primeiros dias recebi a visita de uma amiga que é enfermeira neo-natal. Ela me orientou e me ajudou a corrigir a pega.

A melhor lembrança que tenho da fase da amamentação é dos laços que se criaram. É um  momento especial, que é só da mãe e do filho. Uma das minhas maiores saudades de quando o Lucas era bebê...

Meu maior argumento quando o assunto é peito x fórmula: além de todos os benefícios, leite materno é mais prático, tá sempre com a gente e na temperatura certa. ;-)



1 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Dani!!
Não somente o bebê se beneficia como também as mães. Seu filho é presenteado com o néctar dos Deuses. Como vi no post do blogue da Cariny Cielo, a referência bíblica à amamentação e mesmo que não seja uma pessoa religiosa, achei bacana!
“Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas o leite genuíno, não falsificado, para que por ele vades crescendo”(I Pedro 2;2).
Obrigada por participar da blogagem!

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 It's a Wonderful Life. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.