Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013



No dia de hoje, grande parte do mundo está comemorando o dia dos namorados. Enquanto aqui no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho (véspera do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro), os outros países aproveitam o dia de São Valentim pra espalhar o amor.

Houve uma época em que os casamentos estavam proibidos em Roma. O imperador achava que sendo solteiros, os jovens seriam mais comprometidos com suas obrigações com o exército. São Valentim defendeu o amor realizando vários casamentos escondidos, foi descoberto, preso e condenado à morte. Na prisão, se apaixonou pela filha do carcereiro, uma jovem cega que recuperou a visão.

Romantismos à parte, sempre precisei estar atenta à data. Como teacher, sempre tinha uma atividade preparada para os alunos para mostrar um pouquinho da cultura norte-americana e tals...

Mas esses dias estava lembrando de como o Valentine's Day é comemorado no Japão. O presente sempre é chocolate e são as mulheres que presenteiam os homens. Não precisa ter algum envolvimento romântico, é normal oferecer chocolates aos amigos e homens que fazem parte da convivência diária. Pra não ter confusão, existem diferentes tipos de chocolate.

Honmei Choco é o que as mulheres oferecem aos maridos, namorados. Também pode ser a chance de se declarar pra alguém. Honmei significa sentimento verdadeiro.  Geralmente tem formato de coração e são mais elaborados.

Giri Choco é o que se dá pra fazer "o social". Não consigo achar tradução melhor para giri do que obrigatório. Geralmente, nesse tipo de chocolate vem escrito em algum lugar a palavra giri, ou as próprias mulheres fazem questão de colocar isso explícito em um cartão pra não dar nenhum tipo de confusão, já que os presentados são apenas amigos, muitas vezes chefes e colegas de trabalho.

Como no Valentine's Day apenas os homens recebem presente, um mês depois é a vez das mulheres. No dia 14 de março comemora-se o White Day, quando os homens retribuem presenteando com chocolate branco ou marshmallow.


"Este post faz parte do Meme de Fevereiro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais."



1 comentários:

Lucia Freitas disse...

UHU! Só vc, Doduti, para contar histórias maravilhosas que nos fazem viajar! Obrigada, sua linda!

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 It's a Wonderful Life. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.