Pages

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


São muitas as analogias que podem representar crianças aprendendo: esponjas, folhas em branco, massinha de modelar. A grande verdade é que elas estão sempre atentas a tudo que acontece à sua volta e principalmente aos exemplos das atitudes de seus pais.

No mundo de hoje, a quantidade de informação a que temos acesso é imensa. Até as crianças são bombardeadas o tempo todo, assistindo tv, brincando no computador, jogando vídeo-game ou mesmo durante os passeios que fazemos. É nossa obrigação filtrar e canalizar as informações que nossos filhos recebem.

Nosso papel é muito importante e começa bem antes deles irem pra escola e continua até muito depois deles se formarem. Ajudar com a lição de casa, acompanhar a vida escolar do filho, se envolver com as atividades propostas pela escola. Se você acha que é aí que acaba a participação dos pais, está na hora de acordar! 

Podemos e devemos fazer muito mais por eles! Eu sou daquelas que vira e mexe está na porta da escola pra conversar com a professora, com a coordenadora... tento estar por dentro do que está acontecendo na escola pra que eu possa dar continuidade a esse processo. Gosto de apresentar ao Lucas coisas que têm a ver com o que ele está aprendendo, pra ele perceber que o que ele aprende na escola tem sim utilidade prática na vida. Filmes, livros, jogos... tanta coisa que dá pra usar!

Quando escolhi a escola do Lucas, minha principal exigência é que ela permitisse aos alunos aprender através da prática. O modelo de educação vertical, onde o professor apenas despeja teoria nos alunos não funciona mais para esta geração. Eles já nasceram conectados em um mundo onde é muito  importante a troca de experiências. E é esse tipo de experiência que a Mind Lab proporciona.

Conheci o programa Mente Inovadora há pouco tempo e posso dizer que me encantei com a Metodologia da Mind Lab. 

A missão do projeto é preparar as próximas gerações para os complexos desafios do século XXI, por meio do desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas que falem ao coração e mente das crianças e jovens. A metodologia coloca o jogo de raciocínio em um lugar privilegiado no currículo escolar, transformando-o em uma significativa ferramenta de educação.
Mind Lab

E é assim, com o uso dos mais variados jogos de racíocinio, que são trabalhadas as aulas Mind Lab. Instigar a criança a querer saber o porquê das coisas serem como são, do motivo de certas regras existirem ou mesmo de tentar antever a consequência de determinada decisão. Ou seja, encorajam os alunos a aprender a aprender! E a metodologia, que se baseia em diversos teóricos renomados, comprova que a inteligência não nasce com o ser humano: é desenvolvida e qualquer pessoa é capaz de ampliar as potências de aprendizagem, seja qual for a sua idade ou o seu problema.

Pensando em tudo isso e para comemorar o Dia dos Pais e o Dia do Estudante, a Mind Lab está lançando o Concurso Cultural Pai Educador. A iniciativa ressalta a importância da mediação familiar no processo de aprendizagem das crianças, que deve acontecer dentro e fora da sala de aula.


Pra participar, basta você entrar AQUI e enviar uma foto ou vídeo mostrando um dos seus momentos de "Pai Educador". E vale lembrar que pai é qualquer pessoa que cumpra esse papel na vida da criança. Eu sempre falo por aqui que sou mãe e também sou pai do Lucas =)

Quer mais? Serão premiados os 5 mais votados!

1º colocado: Tablet + Câmera de foto e vídeo + Jogo Mind Lab
2º colocado: Tablet + Jogo Mind Lab
3º colocado: 2 anos de assinatura da revista National Geographics + Jogo Mind Lab
4º colocado: 1 ano de assinatura da revista National Geographics + Jogo Mind Lab
5º colocado: Conjunto de jogos Mind Lab

Participe também e ajude a divulgar. Quanto mais votos, mais chances de ganhar!








1 comentários:

Naiara Pereira disse...

vota non claiton scherer e no victorio?

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 It's a Wonderful Life. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.