sábado, 27 de junho de 2009
Quando a Sam me convidou pra fazer parte da Blogagem Junina, eu já estava com um post engatilhado sobre quermesses. Aí li o post dela e resolvi esperar pela festa junina do Lucas pra falar sobre isso.
Da minha época de escola, lembro bem da competição pra arrecadar prendas e vender o maíor número de rifas para ser a Miss Caipirinha. Estudei com uma menina que era filha de feirante (e levava quilos de gengibre pro quentão e tomates para o molho do cachorro-quente) e com um menino cujos pais tinham uma pequena confecção. Como competir? Talvez por isso, nunca tenha ligado pra essas coisas. Levava um ou outro mantimento de prenda, vendia minha cartelinha de rifas e estava de bom tamanho. Gostava de ajudar, afinal sempre estudei em escola pública e as festas eram uma forma de arrecadar dinheiro para algumas melhorias.
Eu adorava a festa, botar vestido rendado, me enfeitar de caipirinha, dançar quadrilha, brincar bastante e ganhar os brindezinhos chinfrins. É uma das boas memórias que guardo da minha infância.
Agora chegou a minha vez de enfeitar, fantasiar e gastar dois reais pra ver o filho ganhar um brinquedo de cinquenta centavos =P
Infelizmente, pro Lucas o mais legal ainda é ganhar as prendas. Ele não está nem aí pra dança, pra festa, pras tradições. Tudo o que interessa pra ele é brincar nas barraquinhas e ganhar algum brinquedo. Imagino a cara dele se ele acertasse a boca do palhaço e ganhasse uma lata de ervilha como era no meu tempo!
Em uma das brincadeiras, ele foi escolher sua prenda e saiu de lá com uma vassourinha de brinquedo. A professora olhou pra mim com uma cara de "e agora?" e eu ri. Ué! Qual o problema dele escolher uma vassoura? Dei risada e falei: "Se ele quer, deixa ele pegar!"
Quem é mãe de menino sabe que no dia-a-dia não dá pra enfeitar demais. Por exemplo, meninas vão pra escola de cabelinho preso, trancinhas, fru-frus e tiarinhas. O máximo que dá pra fazer com um menino é dar uma arrepiada no cabelo. Roupas de menina ocupam 2/3 das lojas, é uma variedade de estampas, brilhos e frescurinhas! Dá pra caprichar no visual de um menino, mas nem de longe lembra brincar de boneca =) Calma, foi apenas jeito de dizer, tá? Não aprovo meninas-boneca ou mini-adultos.
Isso foi apenas pra dizer que a festa junina é a única vez em que isso se inverte. Eu muito mais legal enfeitar meninos que meninas. Pra elas, basta um vestido rendado e maquiagem com sardinhas pra ficar pronta. Nós, mães de meninos temos que preparar as roupas, remendar a calça com retalhos coloridos e tal. Tá, sei que isso nem é lá grande coisa, mas eu me sinto muito feliz com isso, já que remendos caricatos é o máximo que minha habilidade com costura permite.
0 comentários:
Postar um comentário