Pages

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Campanha “Não aceite informação pela metade”, idealizada pela FEMAMA, e o movimento “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama” têm o objetivo de alertar a sociedade brasileira para a importância da realização do exame de mamografia para o diagnóstico precoce da doença e tratamento adequado do câncer de mama.


Clique na imagem e vá para o site da campanha



O Brasil estará mais rosa no mês de outubro. Prédios e monumentos receberão iluminação especial para chamar a atenção da população para o movimento Outubro Rosa - Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama e para a Campanha Não aceite informação pela metade.

O movimento e a campanha têm o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce, do acesso de qualidade e eficiente ao tratamento e reabilitação da mulher, diminuindo o tempo de espera entre a descoberta da doença e o seu tratamento, que atualmente é de 180 dias no SUS – Sistema Único de Saúde.

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas. Porém, um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Geralmente, quando a mulher consegue localizar o nódulo na própria mama signifca que este já se encontra em um estágio de desenvolvimento que exige mais atenção.

Por esse motivo é importante que o auto-exame das mamas seja um exercício regular, praticado mensalmente. É legal estipular uma rotina, um dia do mês em que você já tem um compromisso com você mesma: o de se cuidar. É bom lembrar que no início do período menstrual, a mama pode apresentar alguns nódulos funcionais que se confundem com anormalidades, por isso, o ideal é que o auto-exame seja realizado de 7 a 10 dias após o início do ciclo.

E não esquecer das mamografias. Mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame anualmente. No caso de mulheres que apresentam casos de câncer de mama na família, o acompanhamento deve ser feito a partir dos 30 anos.

Se previna, se cuide, se informe e e acima de tudo: SE AME!

Para saber mais:http://universodamama.com.br

Como realizar o auto-exame das mamas

Para doar mamografias digitais, entre no site e clique no botão.
 
Copyright (c) 2010 It's a Wonderful Life. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.