Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013



No dia de hoje, grande parte do mundo está comemorando o dia dos namorados. Enquanto aqui no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho (véspera do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro), os outros países aproveitam o dia de São Valentim pra espalhar o amor.

Houve uma época em que os casamentos estavam proibidos em Roma. O imperador achava que sendo solteiros, os jovens seriam mais comprometidos com suas obrigações com o exército. São Valentim defendeu o amor realizando vários casamentos escondidos, foi descoberto, preso e condenado à morte. Na prisão, se apaixonou pela filha do carcereiro, uma jovem cega que recuperou a visão.

Romantismos à parte, sempre precisei estar atenta à data. Como teacher, sempre tinha uma atividade preparada para os alunos para mostrar um pouquinho da cultura norte-americana e tals...

Mas esses dias estava lembrando de como o Valentine's Day é comemorado no Japão. O presente sempre é chocolate e são as mulheres que presenteiam os homens. Não precisa ter algum envolvimento romântico, é normal oferecer chocolates aos amigos e homens que fazem parte da convivência diária. Pra não ter confusão, existem diferentes tipos de chocolate.

Honmei Choco é o que as mulheres oferecem aos maridos, namorados. Também pode ser a chance de se declarar pra alguém. Honmei significa sentimento verdadeiro.  Geralmente tem formato de coração e são mais elaborados.

Giri Choco é o que se dá pra fazer "o social". Não consigo achar tradução melhor para giri do que obrigatório. Geralmente, nesse tipo de chocolate vem escrito em algum lugar a palavra giri, ou as próprias mulheres fazem questão de colocar isso explícito em um cartão pra não dar nenhum tipo de confusão, já que os presentados são apenas amigos, muitas vezes chefes e colegas de trabalho.

Como no Valentine's Day apenas os homens recebem presente, um mês depois é a vez das mulheres. No dia 14 de março comemora-se o White Day, quando os homens retribuem presenteando com chocolate branco ou marshmallow.


"Este post faz parte do Meme de Fevereiro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais."



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013



Não sou dessas que fazem listas com resoluções de ano novo, mas toda vez que o relógio bate meia-noite no dia 31 de dezembro, uma coisa pisca na minha cabeça: esse ano eu vou escrever mais. E logicamente, como todas as outras resoluções furadas, essa nunca vai pra frente. 

Chega disso! Desde o ano passado tá rolando um meme semanal pra animar a mulherada do Luluzinha Camp a tirar a poeira dos blogs e só agora em fevereiro criei coragem pra participar. E a primeira semana do  Meme de Fevereiro é sobre Internet Segura. 

Minha maior preocupação nos últimos tempos é: meu filho está no facebook. Na última reunião de pais que teve na escola do Lucas, percebi que essa não é uma preocupação exclusiva dos heavy users como eu. A criançada tá em peso no facebook!

Quem me conhece, sabe que desde pequeno o Lucas sempre esteve muito próximo a esse "mundo das internerds", me acompanhando em tudo quanto é tipo de evento, LuluzinhaCamp, Campus Party e até em NOB (saudade dos NOBs!) e inevitavelmente teve perfis criados muito antes de saber ler ou escrever.

A diferença é que agora ele lê e acompanha o que acontece no facebook, no seu mural, com seus amigos.

Defini que o tipo de interação que ele deve ter no facebook é com os amigos dele, com pessoas da idade dele. Ele tem muitos amigos adultos adicionados, apesar de eu ter feito uma boa rapa deixando apenas família ou amigos próximos. Mas mesmo deles, não acho apropriado que ele receba as atualizações. Do mesmo modo, tenho várias crianças entre meus amigos, mas como sei que o tipo de material que eu posto no facebook não é coisa pra criança, bloqueio a divulgação de conteúdo para eles.

Mas como faz?

Pra bloquear o recebimento de atualizações no mural, tem que ir um por um no perfil das pessoas, colocar o cursor do mouse em cima do botão "amigos" que vai abrir uma janelinha, basta tirar a seleção do "mostrar no feed de notícias".




Pra restringir quem recebe o seu conteúdo, no quadro de atualização de status você pode escolher entre manter suas atualizações como públicas ou personalizadas. Assim que você seleciona a opção personalizado, abre uma janela onde você pode escolher um grupo específico para compartilhar ou montar uma lista com as pessoas que você não quer que recebam suas atualizações.





Vale lembrar que isso não impede as pessoas a terem acesso ao seu mural entrando direto pelo seu perfil. Publicações externas (hootsuite, instagram, foursquare) também não são bloqueadas.

No mais, vale a primeira e mais importante de todas as regras de segurança quando o assunto é criança e internet: monitoramento! Criança não deve acessar a internet desacompanhada.




"Este post faz parte do Meme de Fevereiro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais."

 
Copyright (c) 2010 It's a Wonderful Life. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.